09/11/2011

Barraca de Juliane: garantia de sabor no tempero

Fernanda Moura e Yrina Vieira





Quem quer fazer uma boa moqueca precisa passar na banca Sabor do Tempero, de Juliane Lázaro Fernandes, 32 anos. Vendedora assídua da Feira de São Joaquim, ela é dona de uma barraca onde vende leite de coco em garrafa, pimenta, azeite de dendê e outros ingredientes da culinária baiana. “Trabalho nessa feira há 30 anos, mas houve uma reforma aqui no local e alugo essa barraca há quatro meses”, afirma.



Com o olhar de quem se orgulha do seu ganha-pão, ela, mostrou os itens que são mais comercializados na banca: “os produtos que eu vendo muito são o dendê, a pimenta em conserva e o leite de coco. E ela afirma: “não tem nenhum artigo que não venda num dia e que não saia, também, no outro. Só não sai de quantidade, mas no decorrer do dia vai vendendo aos poucos, porém vendo sempre”.



Segundo Juliane, o trabalho é gratificante. “É uma banca que é minha, eu pago aluguel dela e, se acabar aqui, eu vou fazer o que da minha vida? Tenho que trabalhar mesmo, não é? Tenho mesmo é que me sentir bem com o que eu faço”.

Ela é observadora, trata bem seus fregueses e é bastante solícita: “não posso atender as pessoas com ‘carona’ de mal humor. Se está assim é melhor que a pessoa fique em casa”, explica. “Eu adoro isso aqui e gosto dos meus fregueses, eles são importantes para mim”, declara.

2 comentários:

  1. Mas uma batalhadora que ganha a vida, com muito humor ,simplicidade e se dedica no que faz.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei curiosa para saber de quanto é o aluguel da barraca, qual é o faturamento, qual produto é mais procurado...

    ResponderExcluir